Nos últimos anos várias tecnologias surgiram para facilitar diversos aspectos do mercado. Inclusive a questão de romaneio de entregas.

Esse é um processo muito importante dentro da logística de empresas de transporte. Afinal, é através dele que é possível manter um controle maior sobre quem recebe as mercadorias e que itens estão saindo do CD.

Por muito tempo a grande maioria das empresas fez o romaneio de entregas de forma manual. Ou seja, preenchendo documentos físicos e até mesmo controlando a localização de cada mercadoria manualmente.

Mas, atualmente já existem novas tecnologias que você pode usar para facilitar o romaneio de entregas. Confira abaixo algumas delas.

  • Utilização de dispositivos mobile

Essa é uma tendência que está cada vez mais forte. Inclusive, vários serviços de entrega, como os próprios Correios, têm utilizado dispositivos mobile para auxiliar o romaneio de entregas.

Com esses aparelhos, é possível fazer a checagem de informações de forma digital. O que acaba facilitando a localização de dados.

Além disso, com os dispositivos mobile também é possível otimizar a atualização de status de entrega. Isso porque ela será feita em tempo real.

  • Software de gestão

Mais uma das tecnologias que é amplamente utilizada para o romaneio de entregas é o software de gestão. Na verdade, essa é uma ferramenta que já é praticamente indispensável para as empresas de transporte.

Ela permite que todas as entregas sejam gerenciadas de forma mais eficaz. Não só por conta da centralização de informações, mas pelas funcionalidades oferecidas, como relatórios, acompanhamento em tempo real e até mesmo inventário dos itens.

  • Ferramentas de automação

As ferramentas de automação também têm facilitado o romaneio de entregas. Isso porque, elas permitem que o documento que acompanha as mercadorias seja gerado e encaminhado de forma automatizada para as etapas seguintes do transporte.

Isso acaba sendo muito vantajoso, tendo em vista que otimiza o processo e evita erros de emissão, que normalmente acontecem quando ela é feita de maneira manual.

  • QR Codes

A tecnologia de QR Codes também é uma das novidades que pode facilitar o romaneio de entregas. Basicamente ele permite que os colaboradores envolvidos na entrega obtenham informações fazendo a leitura do código com um smartphone.

E essa tecnologia acaba abrindo uma série de possibilidades para otimizar o romaneio de entregas. É possível, por exemplo, que o motorista leia o código e obtenha orientações sobre a rota de entrega.

Inclusive, já existem softwares que se baseiam em informações do Google Maps e Waze para fazer esse direcionamento.

  • Roteirizador

Esse é um sistema que também é uma tendência para a logística de empresas. Com base nas informações das mercadorias, essa ferramenta consegue planejar de forma mais eficaz as entregas.

Dessa forma, é possível evitar uma série de problemas do dia a dia de romaneio de entregas, como atrasos e despesas excessivas. O programa avalia tudo, desde as condições de trânsito até restrições de horário de entrega.

Essas são apenas novas tecnologias que têm otimizado o romaneio de entregas. Vale à pena você avaliar as necessidades do seu negócio e verificar que tipos de soluções podem supri-las.

Autor

Comentar