Não é novidade que um dos maiores desafios enfrentados pelas distribuidoras é a falta de uma estratégia de organização do armazém que seja realmente eficaz.

Eventualmente, por falta de tempo ou planejamento, o local de armazenamento das mercadorias se torna um labirinto para os funcionários que acabam diminuindo os espaços disponíveis. Além disso, também faz com que percam produtos pela dificuldade em acessá-los, fazendo com que os lucros caiam cada vez mais.

Para evitar este problema, o Azapfy reuniu 3 passos muito importantes para ajudar a sua distribuidora na organização do armazém!

Por que é importante priorizar a organização do galpão?

Uma distribuidora precisa garantir que todos os produtos estejam em perfeito estado para a venda e também se atentar a outros problemas que podem surgir dentro do armazém, como o saqueamento de produtos, a perda de materiais por falta de conservação, o atraso na separação dos itens para entrega etc.

Auxiliando em todos os processos da empresa, uma organização eficaz dos galpões pode gerar:

  • Um visual mais limpo e agradável
  • Conservação dos produtos
  • Maior controle da quantidade de itens
  • Mais espaço dentro do galpão
  • Agilidade para encontrar mercadorias e separá-las para a entrega
  • Mais produtividade
  • Diminuição dos riscos de saqueamento
  • Economia de tempo
  • Facilidade para inspecionar os produtos que chegam/saem do centro de distribuição
  • Mais praticidade para os operadores do galpão

Agora que você já conhece os benefícios da organização do armazém, saiba como aplicá-los em 3 passos eficazes na sua distribuidora.

Como garantir a organização do galpão?

Tenha controle dos produtos por meio da padronização do armazenamento

De fato, a falta de padronização no galpão é quase uma certeza de caos na distribuidora. Se não há este controle, os funcionários ficam perdidos entre as mercadorias, o que gera ainda mais atraso nas vendas.

Por isso, é importante começar por este passo e garantir que tudo seja encontrado de forma prática. Quando os produtos são guardados de forma correta, a organização se facilita.

A padronização por característica (cor, tamanho, funcionalidade) juntamente com a organização das prateleiras por códigos (números, letras) garante melhor fluidez e mais agilidade nas operações.

Quer aprender mais sobre padronização? Assista esta video aula!

Use a tecnologia a seu favor!

Sem dúvidas, a tecnologia nunca esteve tão ao nosso alcance quanto nos dias atuais! Que tal aproveitar a oportunidade e trazê-la para a sua distribuidora?

Por isso, investir em robôs como fez a Amazon e softwares ERP (Entrerprise Resource Planning/Sistema Integrado de Gestão Empresarial) que ajudam a gerenciar o estoque e a chegada/saída de mercadorias facilita na organização dos produtos e, consequentemente, dos galpões.

Além disso, a automatização dos processos de armazenamento pode reduzir os custos, evitar falhas e economizar tempo.

Por fim, não se esqueça de treinar a sua equipe!

É comum que a pressa para cuidar de outros problemas da distribuidora tire o tempo dos funcionários, que não priorizam a organização das mercadorias dentro do galpão.

Por isso, investir em estratégias de treinamento com instruções sobre como manusear corretamente as ferramentas tecnológicas e cursos de organização de armazéns e centros de distribuição para estes colaboradores são algumas das melhores garantias para que os processos sejam realizados da maneira correta!

Conheça alguns cursos:

Curso  de Organização de Centros de Distribuição – Fundação Getúlio Vargas

Curso de Gestão de Estoque – Imam Treinamento

Curso de Gestão de Estoque e Armazenagem – SEST SENAT (Educação à Distância)

Agora, é só implantar as dicas e garantir que a sua organização do armazém seja sempre eficaz! Gostou do conteúdo? Deixe seu e-mail na nossa Newsletter e receba mais informações para o sucesso da sua distribuidora!

Autor

1 Comentário

Comentar