Há muitos anos as empresas lidam com a complexidade de organização dos armazéns, e é de extrema importância ter um controle sobre as mercadorias que passam pelo estoque. 

Porém, o grande desafio é entender como fazer com que isso aconteça quando mesmo com um grande número de funcionários, o risco de erros no gerenciamento é grande e pode trazer prejuízos para a logística do negócio.

Hoje, a solução está na tecnologia. Neste blogpost, conheça o sistema WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns).

O que é o Warehouse Management System?

O WMS é um sistema tecnológico de gerenciamento de armazéns que permite mais controle e organização do processo de estocagem das mercadorias nos centros de distribuição.

Com informação em tempo real, o software analisa desde a chegada dos produtos até a saída para a venda. O WMS também mostra informações precisas sobre a localização dos produtos nas prateleiras, permitindo que eles sejam encontrados de forma fácil pelos funcionários.

Como Funciona?

Quando a mercadoria chega ao centro de distribuição, é conferida pela bipagem do código de barras ou QR Code. Depois, o código gerado vai para um banco de dados criado pelo sistema WMS (Warehouse Management System) que pode ser acessado também por dispositivos móveis.

Antes de tudo, cada movimentação da mercadoria dentro do armazém deve ser atualizada no sistema. Assim é possível acessar os horários de recebimento dos produtos, o lote, a data de vencimento e o local de armazenamento.

Quais são os benefícios do sistema?

Controle das Mercadorias

O sistema traz a possibilidade de acessar as informações sobre recebimento, conferência, armazenamento e expedição em tempo real. Desse modo, esse acesso faz com que o controle da estocagem das mercadorias seja realizado com mais facilidade.

Economia de Tempo

O processo automático facilita todo o gerenciamento do armazém de forma rápida pela tecnologia do software. Isso evita que mais tempo seja gasto com a procura de mercadorias no estoque.

Otimização dos Processos Pré-Entrega

Se os produtos são encontrados facilmente, o processo pré-entrega gera menos tempo e traz menos dificuldade para os funcionários. Desse modo, eles podem garantir que os caminhões saiam das docas com as mercadorias corretas e em prazos mais curtos.

Evita a Perda de Produtos por Vencimento

Após a bipagem no sistema, as informações sobre a validade da mercadoria ficam disponíveis no banco de dados. Como resultado, isso permite o monitoramento dos produtos que devem ser vendidos/entregues com mais rapidez pela data de vencimento.

Otimiza o Espaço do Galpão

Com a organização do estoque e o gerenciamento correto da localização das mercadorias nas prateleiras, o WMS faz com que o espaço do galpão seja melhor aproveitado, dando abertura para mais produtos no armazém.

Aumenta a Lucratividade

O sistema diminui gastos com pessoal, reduz custos de armazenamento e garante que as mercadorias saiam nos horários corretos para a entrega. Assim, o lucro vem como consequência da melhoria dos processos.

O Warehouse Management System faz parte do nosso ebook sobre os 5 Melhores Métodos para Otimizar o Espaço do Galpão! Baixe o conteúdo e conheça as dicas essenciais para que você não sofra mais por falta de espaço no armazém.

Para outras novidades e conteúdos sobre o mundo da logística, acompanhe as redes sociais e o blog do Azapfy.

Autor

Comentar