Que o mercado logístico é extremamente competitivo não é novidade. Atualmente, a empresa que presta os serviços com agilidade e um bom custo benefício consegue sair na frente das demais. O cálculo de frete faz parte desse processo, entretanto, pode ser uma tarefa complexa. Se não é realizado da forma correta, diminui o faturamento da transportadora, que pode ter prejuízos com os serviços prestados.

Por isso, entender o que influencia nas contas de frete é essencial para calculá-lo de forma correta. Dessa forma é possível garantir que o preço seja justo para a embarcadora, para a transportadora e para o cliente final.

Acompanhe o blogpost do Azapfy, entenda o processo e saiba o que é importante para definir os valores da cobrança.

O que é o Cálculo de Frete?

O cálculo de frete define os valores de cobrança do processo de entrega para cobrir os custos da transportadora com a operação. Isso influencia diretamente no faturamento da transportadora e na visão do cliente sobre o serviço prestado.

Mas por depender de  taxas fixas e variáveis e das peculiaridades de cada produto, o cálculo de frete exige muita atenção. Por isso, ele precisa ser realizado levando em consideração todas as possíveis taxas que podem surgir durante o processo de entrega.

Tipos de Frete

Normal

No frete normal (também chamado de frete direto), a responsabilidade está nas mãos de apenas uma empresa. Logo, ela será responsável por coletar a mercadoria e entregá-la ao cliente final, sem a necessidade de envolvimento com outras transportadoras.

Redespacho

No frete de redespacho, a entrega envolverá duas transportadoras distintas. Primeiramente, a redespachante realiza uma parte do percurso e depois contrata outra (redespachada) para dar continuidade à entrega. Isso influencia diretamente no valor cobrado no frete das mercadorias.

Subcontratação

É quando ocorre uma “parceria” entre transportadoras. No caso, a transportadora contratada inicialmente decide não realizar a entrega com os veículos próprios. Ela então repassa a mercadoria para que outra transportadora realize a entrega da origem até o cliente final.

Diferença entre CIF x FOB

As responsabilidades de pagamento do frete são representadas em duas modalidades: CIF e FOB.

CIF (custo, seguro e frete): ocorre quando o principal responsável pelo pagamento do seguro e do frete é a empresa fornecedora, sendo pago na origem da operação.

Esta modalidade é mais usada em negócios B2C (business to consumer). Por mais que tenha um valor elevado, facilita para os consumidores que recebem a entrega sem preocupações com custos adicionais.

FOB (free on board): nesta modalidade, o responsável pelo pagamento do seguro e do frete é o consumidor final, e os custos são cobrados no momento de recebimento da entrega.

Em geral, ela é mais comum em negócios B2B, quando existem entregas de cargas de alto valor ou com um custo elevado de frete.  

Características da carga para o cálculo de Frete

Algumas cargas tem peculiaridades que devem ser levadas em consideração no momento de definir os valores de cobrança do frete.

Fracionada: é quando a mercadoria possui um volume menor e poucos itens. Isso possibilita que vários tipos de mercadorias com destinos diferentes sejam incluídos na rota de entrega.

Lotação: as cargas de lotação são aquelas que ocupam um grande espaço no transporte. Por não trazer a possibilidade de incluir mais mercadorias, esse tipo de entrega possui um destino inicial e final. Assim, não faz rota em outros pontos de entrega.

Quais os principais fatores de cálculo de frete?

Frete Peso

Quando o valor do frete é calculado pelo peso da mercadoria, ou seja, pela sua densidade.
Fórmula: Valor da Tabela de Frete x Peso da Mercadoria

Frete Valor

Acontece quando o valor do frete é calculado em relação ao peso bruto e peso cubado. Após isso, é utilizado o maior valor encontrado entre os dois.

Cubagem

O cálculo de cubagem é realizado em relação ao volume do objeto.
Fórmula: Comprimento x Altura x Largura

Distância de Entrega

Pesquisa da rota e da distância percorrida entre a origem e o momento final da entrega.

Pedágio

Calcular os pedágios na rota da viagem também é um fator de grande influência no cálculo de frete. Durante o planejamento da entrega, é importante que sejam inclusos estes gastos adicionais.

TDE

A Taxa de Dificuldade de Entrega é uma precaução para quando a entrega é dificultada de alguma forma, gerando custos adicionais no processo.

TRE

A Taxa de Restrição ao Trânsito é um valor cobrado para custos adicionais, em momentos em que os motoristas não podem circular para realizar as entregas em determinados locais por restrições legislativas.

GRIS

É a taxa de gerenciamento de riscos. É uma cobrança que baseia-se na precaução para que as cargas não sejam saqueadas como, por exemplo, com a segurança dos veículos.

Como automatizar o cálculo de frete

Calcular o frete de maneira correta é uma tarefa complexa, propensa a erros e que pode tomar muito tempo dos transportadores. Mas facilitar essas contas já é possível com o uso da tecnologia.

Por exemplo, existem softwares que possibilitam que a transportadora calcule os fretes com todos os seus custos fixos e variáveis. Através desse tipo de sistema, é possível trazer uma opção mais rápida e assertiva para a operação.

Algumas empresas já tem um campo para cálculo dos fretes no próprio site, assim como a plataforma dos Correios. Vale a pena investir para garantir que a empresa não tenha prejuízos na entrega e que o cliente tenham uma prévia do valor cobrado. 

Gostou do blogpost? Continue acompanhando o blog do Azapfy e receba notificações de outros conteúdos e novidades do mundo logístico!

Autor

Comentar