Todos os dias empresas de diferentes portes precisam despachar produtos. Contudo, para que esses itens cheguem em tempo hábil nos destinos, é necessário um bom planejamento das viagens, é justamente nisso que o roteirizador poderá ajudar.

Nesse artigo, você saberá um pouco mais dessa tecnologia, e como ela pode otimizar o dia a dia da sua empresa.

Roteirizador: o que é?

Antes de mais nada vamos explicar o que é roteirizador. Essa é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar no planejamento de viagens, por meio da roteirização de entregas.

Através dela é possível obter uma série de informações que serão úteis para o cronograma de transporte e distribuição de cargas, tais como: cálculo de quilometragem; organização de horários de motoristas; estimativas de tempo de entrega de mercadorias; gerar rotas para os veículos e muito mais.

Como o roteirizador pode ajudar a sua empresa?

O roteirizador é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam melhorar toda a parte de logística. Com ele, você conseguirá planejar as viagens com maior eficiência, evitando atrasos e até mesmo custos desnecessários.

Confira abaixo outras vantagens que esse tipo de ferramenta oferece:

Aumento da produtividade

O roteirizador pode aumentar a produtividade da sua empresa. Isso porque, será possível definir rotas que otimizem as entregas, evitando viagens desnecessárias ou até mesmo percursos longos demais.

Assim, os motoristas irão conseguir realizar as entregas mais rapidamente, gerando mais resultados para o seu empreendimento.

Auxilia na tomada de decisões

Outro benefício do roteirizador é que ele ajudará na tomada de decisões. Como ele consegue gerar um alto volume de dados sobre as viagens e rotas, você terá informações de qualidade para tomar atitudes que otimizem a logística de deslocamento e transporte de mercadorias.

Isso evitará atitudes equivocadas que possam prejudicar o seu empreendimento.

Monitoramento

Mais uma vantagem de contar com esse tipo de tecnologia na sua empresa é que você poderá monitorar todo a logística. É possível verificar, por exemplo, se os motoristas estão realmente seguindo as rotas estabelecidas.

Através desse monitoramento, você também poderá fazer modificações nos trajetos. Por exemplo, se uma determinada via estiver em mal estado de conservação, prejudicando o tempo de entrega bem como o veículo da frota, você poderá alterar a rota na próxima vez, para evitar esse trecho.

Redução de custos

Com o uso contínuo desse sistema, você também poderá reduzir os custos da sua empresa. Com ele você poderá desenvolver rotas que tenham o máximo de aproveitamento, diminuindo assim as despesas com mão de obra e até mesmo com consertos de veículos por conta das estradas mal conservadas.

Otimização da logística  

De modo geral, essa ferramenta irá otimizar a logística da sua empresa como um todo. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários, e, ao mesmo tempo, conseguirá entregar as mercadorias dentro do prazo, e de maneira que caiba no orçamento do seu empreendimento.

Essas são apenas algumas das vantagens de contar com um roteirizador na sua empresa. Não é à toa que tantos empreendimentos se baseiam nessa tecnologia. Gostou do artigo? Assine nossa Newsletter para mais conteúdo desse tipo.

 

Autor

Comentar