Existe um embate muito comum no meio da logística que envolvem a relação entre a distribuidora e transportadoras terceirizadas.

Muitas vezes o transportador se sente desvalorizado no trabalho de terceirização que realiza, pois a distribuidora o acusa de passar informações irreais sobre o status das entregas e até mesmo não cumprir com o que foi negociado contratualmente, com o prazo e etc.

Isso faz com que a transportadora tenha dificuldade de receber aumentos ou reajustes no valor do frete, já que no momento da conversa sobre esse assunto, são apontados fatos que subsidiam a negação de aumento pela distribuidora. As distribuidoras, em sua maioria, não têm a intenção de ser uma vilã, mesmo porque ela depende desse serviço terceirizado para concluir o ciclo de venda com alta qualidade, sendo legítima a sua preocupação e exigência na qualidade do frete contratado.

O transportador por sua vez, nega tais acusações e jura que trabalha sobre os melhores padrões possíveis de organização para que não só a mercadoria chegue ao cliente final com integridade, mas também que as informações sejam recebidas na mesma velocidade da entrega.  

Por isso é importante refletir

Quanto mais mecanismos tecnológicos ajudarem na sinergia das informações que vão da coleta na distribuidora até a entrega final pela transportadora, mais essa conversa fica transparente. E daí começa a surgir uma negociação mais saudável para os dois lados, afinal de contas a distribuidora depende da qualidade de suas entregas para ter clientes finais mais satisfeitos e comprando mais, por outro lado a transportadora precisa da distribuidora satisfeita para ter a sua demanda de entregas sempre crescente, aumentando seu faturamento.

Em resumo, respondendo a pergunta desse post, a ideia de que um explora o outro precisa ser quebrada, buscar formas de melhorar esse relacionamento entre as duas partes é fundamental para o sucesso de ambos.

É por esses e outros entendimentos que desenvolvemos o Azapfy. Para levar mais transparência a esse processo que exige cada dia mais precisão, para que ambos se mantenham competitivos.

Deixe seu comentário sobre o assunto e diga qual parte é mais relevante para você, assim podemos melhorar a qualidade das informações por aqui.

Grande abraço.

Autor

Comentar