Categoria

LOGÍSTICA

Categoria

Há muitos anos a logística deixou de ser considerada como uma parte isolada das atividades de uma empresa. Hoje, os empreendedores descobriram que ela está presente em todos os processos e deve ser gerenciada de forma estratégica, garantindo o sucesso de todos os segmentos da empresa. Pensando justamente na amplitude do ramo, surgiu o conceito de logística integrada!

Neste blogpost, vamos te apresentar tudo sobre a logística integrada e mostrar como ela é importante para as empresas, principalmente para transportadoras e distribuidoras!

Quer saber mais sobre como tirar a ideia do papel? Continue acompanhando o conteúdo.

O que é a Logística Integrada?

O conceito de logística integrada, assim como o de Logística 4.0, chegou para desfazer a visão tradicional de muitos empreendedores, que antes tratavam o setor como apenas um gerenciador principalmente do armazenamento e das entregas.

Já a Logística Integrada reúne as vertentes da logística que devem ser abordadas em todas as atividades de uma empresa. Isso engloba o gerenciamento estratégico e a interação entre os setores sobre o fluxo de informações, pessoas, compras, produção, armazenamento, entregas.. Ou seja, faz parte de tudo que envolve algum tipo de movimentação: desde o início da produção com a aquisição dos materiais até o momento da entrega para o cliente final.

Ela mostra como a interação, a união e o acompanhamento dos fluxos entre todas as áreas é importante para o sucesso da empresa e para a satisfação do cliente final.

Por que é essencial para distribuidoras e transportadores?

Adaptar a transportadora ou distribuidora para receber as evoluções da logística é muito importante para manter a competitividade. Com a Logística Integrada, as empresas ganham inúmeros benefícios não só para a operação, mas para o desenvolvimento dos funcionários e para os resultados finais.

Além disso, ela também possibilita uma maior interação com parceiros e fornecedores. A visão perfeita da logística integrada é quando todos os caminhos percorridos pela empresa tem um acompanhamento logístico entrelaçado aos processos.

Principais Benefícios

Com a aplicação da logística integrada, a sua empresa ganha:

  • Gestão Completa dos Fluxos e Processos

Diferente do conceito inicial, a nova definição permite que as empresas apliquem o gerenciamento logístico em todas as atividades. Logo, elas conseguem visualizar os processos percebendo a necessidade de acompanhamento logístico em todas as etapas.

  • Interação Entre Todos Setores

Como o próprio nome diz, a logística integrada cria uma interação entre os setores e faz com que todos eles se entrelacem de uma maneira mais produtiva e eficaz. Assim, as informações sobre as movimentações dos processos serão complementares.

  • Informações Completas e Qualificadas

Quando existe um acompanhamento desde os momentos iniciais das atividades da empresa (como a aquisição dos materiais de produção dos fornecedores), as informações serão muito mais qualificadas, correto? Sim! Essa é uma das principais vantagens da logística integrada. Com a junção das informações coletadas em cada etapa, é possível reavaliar os processos e garantir que sejam mais produtivos.

Como Tirar a Ideia do Papel?

Viu como a logística integrada é importante para o sucesso da sua empresa? Principalmente para distribuidoras, os benefícios são muito necessários para mudar a forma como os processos se realizam.

Mas se você está confuso sobre como aplicar a logística integrada na sua empresa, fique tranquilo: vamos te ajudar com estas dicas:

  • Identifique os processos de movimentação

Inicialmente, você precisa mapear em todos os setores da sua empresa os processos que precisam de algum tipo de movimentação. Quanto mais processos a serem acompanhados, maior o número de informações e mais possibilidades de otimização.

  • Utilize tecnologias para gerenciar as informações

A partir do momento em que você identificou os processos gerou informações, é necessário criar um controle sobre elas. Por isso, pesquise sobre tecnologias que podem te ajudar neste gerenciamento! Alguns softwares conseguem realizar a integração com outros sistemas, criando uma ramificação entre as áreas da empresa, como a produção, o financeiro, a comprovação de entregas e várias outras.

  • Mantenha uma comunicação clara

Não basta apenas acumular as informações e não repassá-las para os setores. A chave para garantir que as informações sejam usadas corretamente é dar atenção à comunicação entre as áreas da empresa. Por isso, certifique-se de que todos os setores tenham acesso a essas informações para que sejam usadas de forma útil.

Estes são os primeiros passos para implantar a logística integrada!

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para a sua empresa. Se você tem alguma dúvida ou observação sobre o assunto, comente aqui embaixo.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos que vão aumentar a produtividade da sua transportadora ou distribuidora!

Abraços e até breve.